2008-01-09

Ainda sobre os ouriços-cacheiros

Como ficámos muito intrigados com a morte inesperada do simpático ouriço (e também com a de um seu irmão que apareceu após termos recolhido este, não tendo direito a fotos por ser muito mais tímido), escrevemos a Rui Borralho da Naturlink pedindo informação sobre estes animais e explicando o que tinha acontecido, comparando esta situação com uma outra em que conseguimos criar 3 ouricitos encontrados junto da mãe morta, que se deram bem em cativeiro, alimentados com leite, frutas e ovos crus, sendo mais tarde devolvidos à liberdade.
Publicamos aqui o mail de resposta, devidamente autorizado, esperando assim ajudar todos os amigos que se deparem com estes animais em situação de perigo:

“Os ouriços-cacheiros são das poucas espécies de mamíferos que podem hibernar em Portugal no Inverno (sobretudo nas zonas mais frias de clima continental), mantendo-se muitas vezes num estado letárgico de quase total inactividade e muito baixa temperatura corporal. Se, por alguma razão, são forçados a sair desse estado (por exemplo devido a uma perturbação exterior), podem tardar horas até recuperar a temperatura corporal normal e voltar a assumir um comportamento mais activo próximo do habitual, constituindo esta mudança um choque para os animais. Tal eventualmente poderá ter estado na origem do comportamento do animal mais pachorrento.

Por outro lado, tratam-se de mamíferos da ordem Insectivora, alimentando-se em liberdade sobretudo de invertebrados (apesar de terem por vezes uma alimentação inesperadamente variada), pelo que talvez a ração dos cães contivesse alguma componente que não se adequasse ao processo digestivo dos ouriços.

Os casos de recolha de ouriços e da sua morte depois de passarem algum tempo em cativeiro são relativamente comuns, creio que devido sobretudo ao stress da captura e cativeiro e a alimentação inadequada, pelo que recomendamos que quando as pessoas encontram ouriços, mesmo que pequenos, não os levem para casa, limitando-se a afastar alguma eventual ameaça (como a presença de um cão), ainda que a situação anterior que refere dos ouriços encontrados junto da mãe morta requeresse realmente a sua alimentação em cativeiro caso contrário os animais provavelmente morreriam.

Se desejar, poderá aceder a uma ficha com informação sobre a espécie através do seguinte link:
http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=4315

Curiosidade: Um ouriço-cacheiro hibernado apenas respira uma vez de seis em seis minutos, em vez das mais de trinta vezes por minuto que normalmente respira durante o período de actividade.

37 comentários:

gintoino disse...

Ola Ana. Só agora vi q os ouriços tinham morrido...se bem q a alimentação indicada para ouriços em cativeiro seja uma ração de gato de boa qualidade (tem uma composição diferente das rações de cão nomeadamente a nivel de quantidades e tipos de proteinas e gorduras),não me parece q os animais morressem subitamente por serem alimentados com uma ração para cães (antes deveriam dar alguns sinais de deficiencias nutricionais). Inclino-me mais para q a morte tenha sido provocada por a)stress de cativeiro ou b) alguma doença infecciosa (acredito q ao serem acordados da sua hibernação pssam ter ficado mais vulneraveis a qq infecção). Obviamente estamos no campo das suposições...
DE qq forma lamento imenso a morte dos animaizinhos (um dos meus animais silvestres favorito alem de estar ameaçado)

pin gente disse...

obrigada pela explicação, ana.
apeeceu-me fazer um conto sobre um ouricito!
um beijo
luísa

Maria Cristina Amorim disse...

Pelo menos ficamos a saber o que fazer quando encontrarmos algum.
Acho-os girissimos.
Beijos.

poetaeusou . . . disse...

*
ana
,
respirar de 6 em 6 minutos ...
recordei um amigo, asmático,
um bom método,
- sem ironia, acredita -
,
conchinhas
*

Tongzhi disse...

O que eu tenho aprendido contigo!!!
Os mistérios da natureza e dos seres vivos que nos rodeiam são muito interessantes. Desconhecia totalmente a vida dos ouriços e só tinha visto um, curiosamente, aqui pertinho de casa. Na altura, o professor Catarino, director durante muitos anos do Jardim Botânico, que é meu vizinho, aconselhou a deixarmos o ouriço no campo... não explicou o porquê...

Chanesco disse...

Minha cara Ana

A curiosidade da respiração é mesmo uma curiosidade.

Outra curiosidade sobre ouriços.
Contava-se, eu nunca vi, que os ouriços se "espojavam" sobre a fruta caída das árvores e a transportavam espetada nos seus espinhos para o local de abrigo.
Será verdade?

Um abraço Raiano

Ricardo disse...

Olá, querida Ana. Só agora consegui ler a saga toda do ouriço, e claro que, se fiquei triste por sua morte, por outro fiquei imensamente feliz por ver mais uma vez o tamanho de teu coração. As tuas palavras, ao descrever a mais singela cena, estão impregnadas de ternura e vivacidade, numa rara combinação.

É por isso que Paixão dos Sentidos um fã incondicional daquém-mar.

Um beijo e boa semana!

Fénix disse...

Grata pela informação. Já muito, muito raramente me deparo com estes engraçados bichinhos, porque vivo na cidade, mas estava acostumada a vê-los quando era miúda e vivia na minha aldeia.

Anónimo disse...

Lá diz o Sting: "if you love somebody, set them free"... Beijo!

Maria disse...

O que tu descobres !!!! E o que nós todos ganhamos em te ler !! Apesar de viver no meio da cidade e nunca ter estado perante um ouriço fico deliciada com estas tuas experiências e a tua insaciável curiosidade.
Beijo grande para ti e festinhas aos cachorros.

Maria Cristina Amorim disse...

Vinha ver as novidades, mas acabo por deixar um beijo.

Bichodeconta disse...

Se um dia eu tivesse por missão atribuir um prémio a um blog, no qual haja sempre algo que aprender , este seria certamente o nomeado..Gosto muito de passar por aqui..um abraço, ell

Rubi disse...

Sempre a aprender. Lamento a morte dos ouricos :( Beijinhos

jorge esteves disse...

Uma altura em que tinha possibilidades para isso e em sequência de um acaso, acabei por ter uma família de ouriços em casa: primeiro dois e, depois, uma prole de quatro filhotes.
Viveram todos felizes durante alguns anos!...
Aprendi muito com eles!

um abraço!

teresa g. disse...

Bem, acho que os 'meus' são uns fura-regras! Ninguém os mandou vir para o alpendre roubar comida à cadela, no entanto vejo-os lá quase todas as noites. Quando nos vêem ficam um pouco quietos a ver se passam despercebidos, e depois fogem 'a sete pés' - as primeiras vezes que os vi correr fiquei surpreendida pela velocidade que atingiam. Portanto não estão de forma alguma em hibernação. Aparentemente desde o ano passado, altura em que os comecei a ver, estão de boa saúde, portanto a comida da cadela não lhes terá feito mal, e eles roubam-na sempre que podem (ela deixa porque sobra sempre). Claro que não posso garantir que sejam sempre os mesmos, o máximo que vimos foram três, portanto até é possível que sejam mais e venham à vez, não sei. Também podem não ser os mesmos do ano passado, mas acharia estranho que tantos ouriços se aproximassem. Portanto deduzo que são os mesmos e que a comida não os tem afectado.

Portanto não se sintam culpados por os terem alimentado com comida de cão! Eu também acho que provavelmente eles já estariam doentes com qualquer coisa, o que na natureza também acontece, só que nós não nos apercebemos.

Quem sabe dentro de alguns meses voltam a aparecer mais!

Bjs

Oris disse...

Olá Ana...

Já tinha lido o teu post, mas hoje apeteceu-me desejar-te uma boa semana...

Beijitos

Divinius disse...

Encontra dos teus gestos as palavras da tua vida...)

Bichodeconta disse...

Vinha em busca de novidades.. Espero que nada de mal te tenha afastado de nós.. Deixo um beijinho, ell

Sílvio Pulcro disse...

Olá, Tudo bem?
Me chamo Sílvio Moura. Moro no Brasil, cidade de São Paulo. Estou pesquisando bloggers. Encontrei o teu através do google.
Pelo que eu começei a ler o teu blogger notei que você é apaixonada por animais.
Estudo/faço Teatro. Somos uma cia. e no momento estamos montando uma peça documentária ( TEATRO DOCUMENTÁRIO), sobre PAIXÃO.
Adorei o teu blogger.
E quero que você saiba que já sou teu fã e vou passar um bom tempo lendo o que tu escreves.
Fale mais sobre essa sua PAIXÃO pelos animais.

Obrigado!
Sílvio Moura.

e-mail: silviopulcro@uol.com.br

BLOGGER DO TRANSBORDA:
http://transbordaapaixao.blogspot.com/

MEU BLOGGER PESSOAL:
http://pulchro.blogspot.com/

Fique a vontade. Eu vou ficar na espera.

FERNANDINHA & POEMAS disse...

Olá querida Ana, não te tenho encontrado por aí ?
Estás bem ?
Espero que sim!
Deixo-te muitos beijinhos de ternura e carinho.
Fernandinha

Lília Mata disse...

Passei por cá para dizer olá :)

Espero que o ano esteja a correr bem, sobretudo tranquilo.

Um beijinho

bettips disse...

"stress da captura e cativeiro"..hum onde é que já senti isto? será que algo de mim se transforma em ouriço? Sempre uma ligação poética à terra, encanta-me voltasr! Bj

Anónimo disse...

oi pessoal!
eu tenho em casa um ouriço cacheiro, e adorei a esplicação de que alimentação dar aou ouriço, porque normalmente o alimento de gafanhotos e minhocas e acho que ele ja esta enjoado, poque já não come como de ante...
um alerta para quem tem um ouriço em cativeiro não o obriguem a abrir isso é uma forma de defeza se ele não abre quanda esta ope de pessoas é porque ainda não se sente seguro e não esta abituado, para que ele se abitui no sitio onde ele dorme coloque alguma pessa de roupa para ele se acostumar com cheiro da pessoa, o ouriço é o meu animal preferido..

Anónimo disse...

Olá .

Encontrei à dois dias um ouriço, ele estava a ser atacado por um cao, acabei por tira-lo de lá para nao sofrer.
Mas agora ele está muito fraco, pois ainda é bebé. Tenho-lhe dado leite, obrigando-o a comer, pois o animal nao se queria alimentar. Cada vez mais penso que o estou a torturar e a fazer-lhe mal, mas apenas quero que ele sobreviva, pois ganhei muito amor por ele.

queria poder coloca-lo num jardim , mas também nao pode ser devido a ter 3 caes.
Como posso ajuda-lo sem que ele morra? Que lhe posso dar para ele comer? Se o colocar na minha horta é possivel ele sobreviver? Gostava imenso de ter respostas para todas estas perguntas, se me puder ajudar agradeço do fundo do coraçao , pois é o meu bichinho e eu gosto muito dele...

Obrigada

Anónimo disse...

Olá
Encontrei à dois dias um ouriço, ele estava a ser atacado por um cao, acabei por tira-lo de lá para nao sofrer.
Mas agora ele está muito fraco, pois ainda é bebé. Tenho-lhe dado leite, obrigando-o a comer, pois o animal nao se queria alimentar. Cada vez mais penso que o estou a torturar e a fazer-lhe mal, mas apenas quero que ele sobreviva, pois ganhei muito amor por ele.

queria poder coloca-lo num jardim , mas também nao pode ser devido a ter 3 caes.
Como posso ajuda-lo sem que ele morra? Que lhe posso dar para ele comer? Se o colocar na minha horta é possivel ele sobreviver? Gostava imenso de ter respostas para todas estas perguntas, se me puder ajudar agradeço do fundo do coraçao , pois é o meu bichinho e eu gosto muito dele...

Obrigada

Ana Ramon disse...

Não conseguimos adicionar o comentário do último Anónimo devido a problema desconhecido com o site e por isso tivemos que libertar o blogue da moderação de comentários para podermos responder.
Há muitos anos tivemos que criar uma pequena ninhada de ouriços-caxeiros e passámos pela mesma aflição. Com o passar do tempo e seguindo alguns dos conselhos recebidos na altura, fomos percebendo que os ouriços não eram muito difíceis de criar.Tinham sempre à sua disposição água fresca mas também fruta diversa como as maçãs,pêssegos,ameixas,etc, um prato com leite e também uma coisa que eles adoravam: ovos crus, bastando deixar lá os ovos com um buraco na casca onde eles metiam o focinho sugando o seu interior. Quando estavam já crescidinhos, soltámo-los na nossa horta por ser um local onde mais facilmente podiam encontrar comida por gostarem também de minhocas, lesmas, escaravelhos, aranhas, etc. Nos primeiros dias continuámos a deixar fruta, leite e ovos, até nos apercebermos que já tinham mudado de local. Tivemos pena mas a natureza é assim mesmo.
Espero que tenhamos respondido ´
as suas questões e vá dando notícias do seu ouricinho de estimação.
Um abraço

Anónimo disse...

qual e
forma do ouriço cacheiro???

Anónimo disse...

ola encontrei um ourico a beira de uma estrada se foçe possivel queria crialo em caativeiro sera que e possivel que alimentaçao lhe darei ??

Ana Ramon disse...

Venho responder a este ultimo amigo que ficou registado como Anónimo e que prentende criar um ouriço em cativeiro. A gaiola ou espaço onde vai ficar precisa de ser suficientemente grande para poder correr, brincar, trepar, fazer alguma exploração, ter uma caixa para se esconder e ter o local onde se alimenta. Como têm tendência a engordar em cativeiro, se usar ração de gato, deverá ser light. Gostam de fruta como a maçã, a banana, a pêra, também de cenoura cozida, tomate, verduras, leite, ovos crus,minhocas, caracóis e claro que precisam de uma taça de água e limpeza frequente. Com paciencia podem aprender a usar uma caixa para as fezes. Se não tem tempo para tudo isto, então deixe-o seguir a sua vida selvagem.
Boa sorte e conte-me depois como vão as coisas. Fiquei curiosa

Unknown disse...

SABE ME DIZER SE UM OURIÇO FOR TIRADO DA TOCA DURANTE A HIBERNAÇÃO POR UM CÃO , SE ELE ACORDA ? POIS ENCONTREI UM E PARECIA ESTAR MORTO .

ADRIANA MAIOLINO disse...

OLÁ! SABE ME DIZER SE O OURIÇO FOR TIRANDO DA TOCA ENQUANTO DORME SE ELE ACORDA ? ENCONTREI UM E ACHEI Q ELE ESTAVA MORTO ....

Ana Ramon disse...

Olá Adriana. Por vezes é difícil perceber se está morto ou não. Tente ver se existe algum pequeno movimento nos pelinhos do focinho ou se consegue sentir o bater do coração que deverá bater muito fraquinho. Pode também enrolá-lo num pano aquecido ou coloca-lo num local quente a ver se ele consegue acordar, Se isso acontecer vai ter que o alimentar pois deve estar muito fraco. Só que com este calor, acho estranho haver ainda ouriços a hibernar. Por aqui já andam de volta da fruta que cai das arvores. Diga depois alguma coisa. Beijinho

Anónimo disse...

Ola,

Encontrei ontem um ourico que estava com um gato por perto. depois de o salvar ele comeu amendoins e depois nao se mexeu muito mais. fiz-lhe um ninho com folhas secas e tem estado imovel/dormir?.
ele parece pequeno e nao muito gordo para hibernar.
devo acorda-lo para o alimentar?

Ana Ramon disse...

Em resposta a este amigo que não sei o nome, acho estranho que com este calor o ouriço ainda esteja em hibernação. Não interfira muito a ver o que acontece. Poderá estar magoado se por acaso o gato o atacou. Se fosse eu deixava-lhe comida e uma taça de água e esperava pela recuperação. Vá dando notícias e boa sorte com o animal.

Anónimo disse...

Ola, tive um ouriço durante algum tempo no quintal, ele estava muito fraquinho por isso não tive coragem de o abandonar. Fui-lhe dando comida de gato, a certa altura ficou muito gordinho e hibernou, fez uma toca na terra ao pé de uma árvore, chegou a primavera e não acordou, quando fui tentar destapa-lo para ver se respirava começou a desfazer-se. Já estava todo desintegrado.. :( não percebo o que se passou, fiquei super triste.

Anónimo disse...

Olá sou Isabel neste momento tenho comigo um ouriço bebé encontrei o aqui à minha porta hoje reparei que estava muito debilitado cheio de fome e com muitos carrapato no corpo tirei os com a ajuda de uma pinça dei lhe um biberão de leite porque ele ainda não tem dentes depois coloquei o num paninho onde ele ficou a dormir mas a questão é que estou muito assustada porque não sei bem o que posso fazer mais se me poder ajudar eu agradeço

Amigos Picudos - Associação para a preservação e protecção dos ouriços disse...

Deixamos o seguinte aviso: sempre que se encontra um Ouriço Europeu que necessite de cuidados (seja por ferimentos, órgãos, etc.) deve-se sempre encaminhar o animal o mais rápido possível para uma entidade habilitada para tratar animais selvagens. O amor é carinho que muitas pessoas têm por estes animais deixa-nos muito felizes e é sempre de louvar a boa acção de os ajudar, todavia, a falta de conhecimentos veterinários adequados à espécie pode ditar a morte do animal :( A boa vontade por si só não é suficiente e muitas vezes matar-se com bondade, apenas por desconhecimento dos procedimentos a ter. Deixamos respeitosamente este conselho (válido para qualquer animal selvagem) Saudações picudas e um bem haja para todos os que não ficam indiferentes ao sofrimento destas maravilhosas criaturas!
PS: Para quem não sabe, são animais selvagens protegidos por lei, não se pode ter em cativeiro como animal de estimação, por vezes há informações na internet mas são vocacionadas para outras espécies de ouriços (infelizmente ainda permitidos como pet, mas esperamos em breve (2021) que a proibição entre em vigor )