2006-09-20

Morango e Chocolate

De vez em quando revejo o filme cubano "Morango e Chocolate" de Tomás Gutierrez Alea, baseado no conto "El bosque, el lobo y el hombre nuevo" com a interpretação fantástica de Jorge Perugorría. A história decorre em Havana no ano de 1979. Um estudante universitário e militante comunista acreditando nos ideais da revolução, encontra-se com um artista homossexual, lutando pela liberdade de expressão e desiludido com o despotismo do governo. Defendendo pontos de vista opostos, estes dois homens acabam por se ligar numa forte amizade. É um filme muito bonito e comovente, tendo sido premiado em diversos festivais. Abreviando: tenho uma cópia antiga em VHS que está com problemas e corro o risco de em breve deixar de poder ver o filme. Alguém me pode dizer como posso arranjar uma cópia em DVD, legendada em português?

3 comentários:

Anónimo disse...

Hello, talvez você já até saiba disso, mas esse filme foi distribuído em DVD no Brasil ano passado. Algumas locadoras já adquiriram seu exemplar. Agora é só alugar e gravar! =)

Paulo disse...

Olá Ana. Obrigado pela visita ao Valkirio. Comecei por ficar intrigado. Como é que alguém, em Viseu, sabe que eu existo, se estou nestas andanças há tão pouco tempo? E depois, ah! O Mãos Verdes, o meu amigo Miguel. Aí fez-se luz. Claro, via jardinagens várias, vamos parar a blogs interessantíssimos como o teu. É um prazer enorme ler o que escreve alguém que tem um prazer enorme a escrever. Vou voltar sempre à Paixão dos Sentidos.
Quanto a este filme, que também achei muito bonito, não posso dar grande ajuda... Fui ver ao site da fnac, nada. Perguntei a uma amiga que tem uma DVDteca bastante razoável, nada. Lembrei-me de procurar na fnac espanhola e ei-lo:
http://www.fnac.es/dsp/?servlet=extended.HomeExtendedServlet&Code1=347438536&Code2=243&prodID=534744
Não deve é ter legendas. Talvez, se esperarmos pacientemente, apareça em Português.
Um beijinho. Até breve.

Ana Ramon disse...

Embora bastante atrasada a notícia, era só para dizer que já tenho o Dvd lançado no Brasil. Curiosamente tem cenas cortadas do que tenho aqui em VHS e tem uma ou outra a mais que desconhecia. Não percebo bem a razão de ser dessas diferenças.
Mas estou muito satisfeita graças à simpatia do Ricardo Ferreira de S. Paulo que mo enviou por correio.