2007-04-25

A voluptuosidade da dama-da-noite

O Cestrum nocturnum, mais conhecido por dama-da-noite é um arbusto que pode atingir os 4 metros, com ramos sinuosos e pendentes e umas modestas florzinhas ligeiramente campanuladas de cor branco-esverdeado formando pequenos cachos. A modéstia das flores é apenas aparente porque ao fechar a tarde e durante toda a noite, as florzinhas abrem e deixam sair um perfume doce e muito intenso.
Conhecemos esta planta há muitos anos, numas férias passadas em Altura-Algarve no jardim da moradia que alugámos. De dia não se dava por ela, mas quando começava a noite, o aroma entrava sorrateiramente pela janela aberta do quarto onde dormíamos e quando nos apercebíamos já estávamos envoltos num perfume denso que nos despertava do sono e da moleza do corpo.
A proprietária da casa ofereceu-nos várias estacas e uma delas desenvolveu-se no nosso pequeno jardim de S. Pedro do Estoril. Cresceu imenso e era sempre com um enorme prazer que sentíamos o seu perfume avançar lentamente, invadindo todo o espaço envolvente nas quentes noites de verão
Mais tarde espetei várias estacas aqui na quinta mas sem nenhum sucesso.
No Verão passado ao vê-la num horto algarvio, trouxe-a envasada. com este ar saudável e com as flores abertas revelando imediatamente que o dia tinha chegado ao fim.
Posted by Picasa

Manteve-se assim bonita até chegar o Inverno. Mas o frio atingiu valores tais nesta zona que a pobrezinha preparada para os climas tropicais de onde é originária, acabou por “melar” - ainda que recolhida - e ficou entre a vida e a morte. Agora está a dar sinais de querer recuperar.
Posted by Picasa

Muito recentemente é que soubemos que não aguenta temperaturas inferiores a 5º e neste Inverno descemos muito abaixo dos 0º. Teremos que pensar numa forma de a proteger futuramente.
O facto de só libertar o perfume à noite, não é por se preocupar em criar ambientes sensuais nos quartos de cada um, mas sim para atrair os seus insectos polinizadores que por sinal são nocturnos.
Há muitas pessoas que não apreciam o aroma forte e doce da dama-da-noite, provocando-lhes até dores de cabeça. Felizmente não é o nosso caso.
As folhas secas em infusão são usadas para combater a epilepsia mas é preciso ter muito cuidado porque é uma planta altamente tóxica, podendo provocar náuseas, vómitos, alucinações, distúrbios do comportamento, etc
O óleo essencial extraído das suas flores é usado para manter o vigor sexual.
Fizemos uma série de pesquisas ao lermos algures que os antigos costumavam ofertar a dama-da-noite nas homenagens a Vénus mas não conseguimos obter mais informações sobre o assunto.
A palavra perfume deriva do latim “per fumum” que significa “pelo fumo” ou “através do fumo”.
O perfumar seria um acto religioso em que através da combustão de madeiras e de plantas odoríferas, os pedidos e orações subiriam com o fumo até à morada dos deuses.
Mais tarde alguns aromas serviriam para purificar, afastando os demónios e só muito mais tarde é que foram usados de uma forma profana como meio de sedução ou de embelezamento.
Achámos este tema de tal maneira interessante que em breve voltaremos a ele para falarmos sobre os vários processos de recolha de substâncias odoríferas, suas aplicações e a preferência de determinados aromas no evoluir da História.

40 comentários:

Ezequiel Coelho disse...

Olá Ana,
tenho cá em casa algumas plantas que são de floração nocturna e também são perfumadas (para que a bicharada possa melhor saber onde as encontrar! ;))
As tais courgettes gigantes que plantei o ano passado, também florescem de noite. Já tenho uns 8 pés nascidos para plantar junto ao gradeamento (tenho que pedir autorização ao vizinho, porque a planta é muito invasora)

Beijinhos!!!

nota:
Quase todas as flores nocturnas são brancas ou esbranquiçadas!!!

avelana disse...

deixei um destaque para ti , lá na minha casota...

gosto destas damas da noite e tb as tenho

um abraço

MaD disse...

De facto é um aroma inebriante, cara Ana Ramon.
A minha Maria tem uma no jardim, que, como é normal, floresce na força do verão, mas as flores são muito efémeras. Repete a floração por três ou quatro vezes, mas acontece sempre o mesmo. Mal dá para as cheirar uma noite ou duas.
Cumprimentos.

Fatima Vinagre disse...

Ainda bem que a planta não morreu, pois assim poderás vê-la crescer de boa saúde e precaverte no próximo inverno. Bj

Paulo disse...

Olá Ana. Uma amiga minha também tem uma dama-da-noite no jardim, em São João do Estoril. O perfume, à noite, é estonteante. Gostei muito das informações adicionais.
Um beijinho e votos de um bom restabelecimento.

Anónimo disse...

Não conheço essa planta mas deve ser muito interessante. Mas não te esqueças de a proteger do frio, pois eu imagino-me como ela a temperaturas abaixo de 0ºC e sem uma única camisola. Sabes que os vegetais também choram? Ou fui eu que sonhei? Bjs.

Rubi disse...

Olá Ana

Gostei do pormenor do cheiro só se libertar à noite.Tem qualquer coisa de romântico :)

Um dia quero cheirar. Beijinhos

Filipe disse...

Olá Ana
Existe também, para quem não gostar do cheiro à noite o C. diurnum, como o nome indica, as flores, eo cheiro desenvolvem-se de dia

Rosa disse...

Mais uma vez a magia e ambiguidade das Solanáceas, uma família botânica com comportamentos muito excêntricos.
Conheci um jardineiro que tinha "medo" das damas da noite, nunca percebi porquê, mas esta planta era-lhe verdadeiramente desagradável e enquanto cuidou do meu jardim fez de tudo para acabar com ela, chamava-lhe "gado bravo".

A dama da noite ganhou sem grandes dificuldades e lá está discreta de dia e espantosa durante a noite.

poetaeusou . . . disse...

/
instrutiva
e
pedagógica
/
abç
/

Ana Maria B disse...

Fascinante!
Eu tenho uma planta, trepadeira, que também tem um cheiro muito intenso à noite. Parece que se chama "Hoya Bela" ou flores de cera. As flores são brancas e muito bonitas. A madressilva também exala mais cheiro à noite.
Parabéns pelo blog, é sempre muito interessante.

Tozé Franco disse...

Reconheço a inha ignorÂncia em relação às planta, por isso gosto de ler qualquer informação.
Dama-da-noite fez-me lembra a Rainha da Noite de Mozart.
Um abraço.

Flôr disse...

Olá Ana...

Passei para te desejar uma boa semana.

Beijnho

Anónimo disse...

Na minha casa tinha um pé dessa "Dama da Noite" no canto do jardim junto ao muro. Era um perfume estonteante, mas muito agradável.
Quando criança meu pai me ensinara a pegar um pouco das flores, colocá-las num frasco de vidro com álcool e enterrar por dez dias. O resultado era um perfume maravilhoso.
Um abraço
Estela - Rio de Janeiro
http://estelasiq.blog.terra.com.br

Anónimo disse...

Entrei aqui só para deixar uma saudação e acabei por ganhar um lição de botânica.

Um abraço, para agradecer.

anete joaquim disse...

Cuidado com esses chás que se fazem com certas flores. O ano passado, aqui na Madeira, uns miúdos resolveram fazer um chá com uma flor que também dá alucinações e um deles acabou por morrer.

a d´almeida nunes disse...

Excelente artigo, cheio de informação interessante. Só quem vive as coisas com emoção e sentimento é que pode imprimir este entudiasmo às suas comunicações. Obrigado Ana.
Deixei um texto sobre o teu comentário acerca da utilização do granito na construção e urbanismo da zona das Beiras.
Vivo em Leiria há muitos anos mas Viseu está cada vez mais presente no meu coração. Faz-me bem ir aí, mas fico mais melancólico, porque será?!
Beijinhos
António

bettips disse...

Como ambas temos "a paixão dos sentidos", sempre nos iremos reencontrar por aí. E passar os olhos com gosto nas curiosidades de ambas: para mim, tu muito mais curiosa porque me falas da "terra" verdadeira. Gostei muito agora da "Explicação dos Cucos", extraordinário Ana! E ainda porque me fazem lembrar certas pessoas, com os sentimentos parasitas em vez de ovos... Ouvi o cuco pela 1ª vez este ano, no Alvão, no fim de Abril. Abraços sentidos!

greentea disse...

deixei um apelo no meu espaço

Anónimo disse...

O que li sobre a planta e o perfume que emana... fez-me pensar que... não será esta planta um "último" trabalho de Jean-Baptiste Grenouille?
Cumprimentos do
Osvaldo

Sandokan disse...

Subi e desci, tantas vezes,
o teu corpo percorrido pela música,
pelas doze cordas do Ocidente,
pelos tambores leves que trouxeste das outras
margens,
do contínuo rumo das tendas.

Não,
não adormeço, tenho frio,
tenho um sonho de águas estagnadas que me
espera ao abrir os olhos.

Hoje,
ao contemplar os jardins fechados,
recordo tudo isso,
escrevo,
parto sonambulamente,
mas não sei onde encontrar a tua morada,
os gladíolos ardentes

BEIJOS DO TIGRE DO LUSO.

BELAS IMAGENS NESTE TEU ESPECTACULAR BLOGUE.

PARABÉNS E BOA SEMANA.

Anónimo disse...

Como se faz o tal chá de dama da noite?

Anónimo disse...

Boa noite a todos.
Passei por aqui porque andava à procura de plantas nocturnas: plantas que revelem o seu brilho ou perfume, à noite. Terão de aguentar o frio, pois o jardim nocturno é na Beira-Baixa onde ainda hoje estavam 3 graus. Algumas ideias (além de:Cestrum nocturnum,courgettes gigantes, "Hoya Bela" e madresilva?)? tristaoc@yahoo.com.br

Carla disse...

Olá Ana!!
Descobrimos a Dama-da-noite num dos passeios nocturnos que davamos, em familia, nas férias de verão em pleno Algarve.
Resolvemos comprar um vaso com esta planta.
A viagem de carro de regresso, a Vila Real, foi feita de noite. O carro parecia ter um ambientador ligado à tomada pois o geiro libertado por apenas um pequeno vaso era intenso e envolvente.
O Inverno aproximou-se e o meu pai agasalhou-a da mesma forma que faria a um animal de estimação. Só assim foi possível superar as temperaturas, muitas vezes, negativas que se registam na nossa cidade.
Durante a primavera cresceu desalmadamente e agora esta toda florida, as suas flores permanecem já há quinze dias, sem qualquer tratamento especial e libertam uma aroma que perfuma toda a casa.
Tenho fotografias da dama-da-noite toda florida que gostaria de partlhar mas não me é possivel.
Beijinhos

Venny disse...

Adorava a adquirir uma dessas plantas e tem sido impossivel encontrar. Alguém sabe onde as adquirir aqui em Leiria?

Unknown disse...

Aí vocês também têm a dama da noite?
Moro em Goiânia e o que não nos falta é essa planta em tantos jardins! Um perfume delicioso, sempre paro para senti-lo.
Abraço

Hazel Evangelista disse...

Olá, Ana!

Vim aqui parar através de uma pesquisa no Google sobre a dama da noite.
Não tenho esta planta, mas queimo muitas vezes incenso de dama da noite, e é uma delícia.
Será que a dama da noite se pode cultivar dentro de casa, por exemplo, à janela?

Unknown disse...

ola boa noite passei por aqui na pesquisa da dama da noite ,pois ando a perseguir esse arbusto já ha algum tempo e não encontro...se alguém souber onde posso encontrar por favor me digam ,já procurei em varias casas de que vendem plantas e árvores ,muitos nem conhecem.....
boa semana a todos
miguelcaetano847@gmail.com

Berta disse...

Olá, Ana!
Eu AMOOO Dama da Noite há muitos anos..., e tenho 3 plantadas em épocas diferentes. 1)Isso ajuda a florir, tbém em momentos diferentes?? 2)Quanto tempo elas vivem? 3)Porque uma delas NÃO exala mais seu cheiro?!(deve ter uns 5 anos) e só perfumou 2 vezes.
Bjin, Berta

Anónimo disse...

muito linda a dama da noite .......

Bebé disse...

Olá "Fãs da Dama da noite"! eu ADORO essa Planta Linda e Cheirosa! Tenho 3 Arbustos na casa de campo,Interior de S.Paulo.
Podem comprá-la, no CEASA, ou em Floras. Ela se desenvolve até em vasos grandes. Boa Sorte!
bjo, Bebé.

antonio silva disse...

gostaria de saber onde posso adquirir a dama da noite e a que preço

Anónimo disse...

Eu tenho Damas da Noite lá em casa, porém tenho notado que faz tempo que ela não coloca mais flores e há a presença de uma lêndea branca que sai de suas folhas novas e tomam conta das demais folhas grandes. Será que esse parasita é a causa de não colocar mais flores?! Qual é o nome desse parasita e como posso combatê-lo? Envie por favor uma msg para o e-mail: eusoumormon@hotmail.com
Muito obrigado.
LORD LEONARDO SIEGFRIED CEZÌNO.

marco aurélio conçane disse...

eu sou do Brasil, e por aqui temos dama-da-noite idem.achei interessante as funções dessa flor maravilhosa. eu tenho uma latria e atração por essa flor, e seu odor me enfeitiça de tal modo que não consigo resistir ao seu mirífico cheiro.

Brenda disse...

o cheiro da dama-da-noite é tão doce que acho que é até medicinal pois eu não estava passando bem até sentir o cheiro da flor e me recuperar.

Hilda reis disse...

Olá Ana
Esta planta me traz lembranças de minha infância quando eu vivia no Brasil. Em casa da minha avo havia esta arvora , nas noites quentes de verão seu perfume transbordava para todo o jardim e invadia a rua. Era muito engraçado ver as pessoas a passar e comentarem que perfume e este ? Aqui no Porto vi esta planta em um grande horto,somente uma vez. Moro em um apartamento em frente ao mar, mas meu sonho e ter uma moradia e ter esta planta no jardim.

Nathan disse...

Olá Ana.

Estive eu cá conversando com algumas pessoas,logo próximo a minha casa,tem pessoas que cultivam esta Dama.
Em certo alto da conversa falamos sobre está,e soube que ao colocar está Dama para ferver juntamente a agua tens-se um chá no caso,ele é alucinógeno,e algumas pessoas relatam sair até 2 dias fora do ar com está plantinha tão aparente Dócil.O que você acha disso?
Nathan Dorneles Gomes

Nathan disse...

Ana.
Soube que está planta é alucinógena depois de ferve-la torna-se um chá!
Algumas pessoas dizem ficarem fora do ar,e podendo ficar 2 dias com os sintomas de alucinações,isso de fato procede! Abraço!!

ana ramon disse...

Olá Amigos! Há muito que escrevi este texto e a minha Dama da Noite cansou-se de esperar por amenas temperaturas no inverno e mesmo com os meus cuidados em a proteger, acabou por desistir de viver :(
O que deve ter a Dama da Noite do Lord Cezino, é uma praga de piolhos. Existem imensos produtos para os eliminar e basta perguntar na loja que vende produtos agrícolas, levando uma folha afectada para melhor identificação. Quando a planta é pequena e está em local abrigado, uso por vezes um insecticida do tipo Casa/Plantas e resolvo o assunto. Outras vezes passo pacientemente nas folhas e caules com um pincel embebido em água onde desfiz um pouco de sabão, eliminando piolhos e ovos na medida do possivel e mais tarde lavando com água limpa. À Hilda Reis direi que fiquei muito curiosa com essa robusta Dama da Noite a viver no Porto. Deve estar bem protegida dos frios ou então ser alguma variedade mais resistente. E a todos os meus amigos direi para não arriscarem em fazer chá com esta planta que é altamente tóxica, podendo causar alucinações, tal como refere Nathan e até a morte. O meu conselho é ficarmos pelo prazer do seu aroma no Verão e já ficamos muito bem servidos. Um abraço a todos e obrigada por continuarem a me acompanhar mesmo com ausências tão prolongadas

Nathan disse...

Obrigado pelas Dicas Ana!!